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Energia: ADENE quer mais e melhor literacia energética
Energia: ADENE quer mais e melhor literacia energéticaTexto e fotografia por Carlos Alberto Costa

A comunicação com os consumidores, o aumento da literacia energética e a avaliação das políticas públicas do setor são eixos da nova estratégia da ADENE – Agência para a Energia.
Entrevista a Luís Reis, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel
Entrevista a Luís Reis, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria AutomóvelLuís Reis sintetiza a transição a que hoje assistimos de um conceito de automóvel enquanto produto para um conceito de automóvel enquanto parte integrante de uma rede de mobilidade perfeitamente articulada na dinâmica urbana. O responsável pela Mobilidade do Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA) afirma que a indústria já está a acompanhar esta mudança de paradigma, bem como a mudança para uma eletrificação total ou parcial (através da hibridização) dos motores.
Projeto p3lp: Missão de Cabo Verde visita fábrica Janz
Projeto p3lp: Missão de Cabo Verde visita fábrica JanzTexto e fotos por Carlos Alberto Costa

O ambiente dinâmico na fábrica de onde em 2016 saíram cerca de 450 mil contadores de água e um milhão de kits hidráulicos e relojoarias foi o cenário ideal para a troca de experiências entre industriais e responsáveis pela gestão da água, em Cabo Verde e em Portugal.
Azambuja com novo centro de tratamento de resíduos não perigosos
Azambuja com novo centro de tratamento de resíduos não perigososA Triaza vai inaugurar, a 17 de fevereiro, na Quinta da Queijeira, em Azambuja, o novo Centro de Tratamento de Resíduos não Perigosos da Azambuja.
Mais de metade das reclamações dirigidas à ERSAR em 2016 tiveram origem em questões de faturação
Mais de metade das reclamações dirigidas à ERSAR em 2016 tiveram origem em questões de faturaçãoOs aspetos relativos à faturação (incluindo todo o ciclo desde a medição dos consumos à cobrança da fatura) foram responsáveis, em 2016, por 55 por cento das 4 mil reclamações que chegaram à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) em 2016. O parâmetro do atendimento foi a causa de 12 por cento das reclamações, a par da qualidade do serviço. O tarifário e a contratação contaram, cada um, com 7 por cento das reclamações recebidas pelo regulador, enquanto a ligação e disponibilidade deu origem a 5 por cento das reclamações. A qualidade da água é o aspeto menos contestado, com 2 por cento das reclamações.
Comissão Europeia vai passar a avaliar a aplicação da legislação ambiental
Comissão Europeia vai passar a avaliar a aplicação da legislação ambientalA Comissão Europeia adotou, a 6 de fevereiro, a avaliação da aplicação da legislação ambiental, um novo instrumento para melhorar a aplicação da política ambiental europeia e das normas definidas de comum acordo. Pretende-se, deste modo, identificar as causas na origem das lacunas na aplicação da legislação e, deste modo, encontrar soluções antes que os problemas se tornem urgentes. Este processo faz parte da política "Legislar Melhor" da Comissão, que prevê uma melhor aplicação da legislação e das políticas existentes.
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